CALCULO HORAS ETI
Equivalente a tempo integral (ETI) é um número que representa o quanto mais ou menos um funcionário específico está trabalhando quando comparado com um funcionário de tempo-integral. Existem algumas variações na equação já que algumas empresas definem “tempo integral” diferentemente, mas a maioria das indústrias usa horas em ETI.
Existem alguns motivos pelos quais as horas ETI devem ser calculadas. Geralmente é usada para determinar as necessidades periódicas de uma empresa ou ajudar a tomar decisões para realizar cortes no time conforme necessário. Também pode ser usada para ajudar a medir outros aspectos da infra-estrutura da empresa de uma maneira bastante meticulosa.
O primeiro passo para calcular as horas ETI de uma atividade comercial é definir o que é um empregador de tempo integral. Quantas horas este empregado em tempo integral trabalha na empresa? A maioria dos negócios vê isso como 40 horas. Então, 40 horas por semana, 52 semanas ao ano seria a definição de horas trabalhadas pelo empregado em tempo integral – e isto dá 2080 horas por ano.
Este número será usado para comparar com a carga horária de outros funcionários. Note que estas são medidas em horas requeridas e não nas horas realmente trabalhadas. Para calcular as horas ETI de um funcionário, divida o número de horas trabalhadas pelo número de horas trabalhadas pelo funcionário em tempo integral (que seriam as 2080 horas).
Um trabalhador em tempo integral terá número ETI de horas igual a 1, já que 40 horas dividido por 40 horas é igual a 1.
Por exemplo, no cenário acima, se tivéssemos um segundo funcionário que trabalhasse 20 horas por semana – 1040 horas por ano – dividiríamos 1040 por 2080. Isso daria 0,5. Então o segundo funcionário teria 0.5 horas ETI, ou seja, metade do tempo de um trabalhador em tempo integral.
Você pode colocar estes números para todos os empregados para calcular as horas ETI do seu negócio. Se você está numa situação onde a sua empresa funciona 40 horas por semana e você tem 5 empregados em tempo integral trabalhando estas 40 horas cada um e 4 empregados em meio período que trabalham 20 horas por semana cada então seus trabalhadores em tempo integral são 5 ETIs – isto é 5 vezes 1.0 – e seus empregados em meio período equivalem a 2 ETIs (4 vezes 0.5); e então você terá um total de 7 ETIs para o seu negócio.
Este número pode ser usado para manter o nível de trabalhadores da sua empresa. Para ilustrar: se um empregado em tempo integral sai da empresa, você sabe que precisará preencher 1 ETI horas. Isso significa que você pode contratar uma pessoa para quarenta horas semanais, duas para vinte horas semanais ou quatro para dez horas semanais. A parte mais difícil de fazer isso é saber que as programações feitas funcionem apropriadamente.
Existem muitos usos para as ETI horas. O total de ETI horas pode ser usado para ver se é necessário ajustar o time de trabalhadores. Comparando as ETI horas requeridas com as ETI horas trabalhadas pode mostrar se precisará de mais ou menos gente trabalhando.
O conhecimento de calcular as ETI horas pode ser uma ferramenta muito valiosa.