Sistemas de Gestão

Sistema de Gestão, empresariamente falando significa o modelo "operandus" que uma determinada organização adota para geri-la, não importando neste caso o seu porte ou seguimento. Toda e qualquer empresa/ organização possui um sistema de gestão, caso contrário não haveria a sua existência. O que ocorre é que alguns modelos foram desenvolvidos e adotados por várias empresas com o intuito de haver uma padronização de metodologia, e convenhamos, não existe nada mais fabuloso do que você adotar algo que já foi e continua sendo sucesso em algum lugar. Daí os modelos normativos hoje existentes e muito difundidos. Para empresas que se apresetam de alguma forma pouco estruturadas e até mesmo porque não dizer desorganizadas, os modelos normativos são excelentes para a sua correção de rotina e rumo, elevando-a a patamares de algo grau de excelência. Mas é muito importante salientar que para o devido sucesso é necessário o correto empenho e comprometimento dos seus dirigentes e que o modelo adotado seja de fato usado como ferramenta de gestão e não apenas um mero modelo de demonstração.
Sucesso!

 

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO – SIG Agregando valor aos sistemas ISO 9000)

O FUTURO É COMO O DESTINO DE UMA VIAGEM ... VOCÊ DEVE DEFINIR A DIREÇÃO PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS.
Certificadas ou não segundo as ISO 9000 (na verdade, isso é indiferente), milhares de empresas em todo o mundo estão descobrindo que os seus Sistemas de Gestão da Qualidade também podem ser utilizados como base para o tratamento eficaz das questões relativas ao Meio Ambiente e à Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e a Responsabilidade Social.
Com a publicação da norma internacional ISO 14001 para Sistemas de Gestão Ambiental, a SA 8000 (NBR 16001) da Responsabilidade Social, e da especificação OHSAS 18001 para Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, essa utilização do Sistema de Gestão da Qualidade está bastante facilitada. Aliás, elas foram elaboradas para serem "acopladas" aos sistemas baseados na ISO 9001.
Os SIGs – Sistemas Integrados de Gestão, têm contemplado a integração dos processos de Qualidade com os de Gestão Ambiental, os de Segurança e Saúde no Trabalho e os de Responsabilidade Social, dependendo das características, atividades e necessidades de cada organização.
Com a crescente pressão nas empresas para se fazer mais com menos, várias delas estão vendo a integração dos Sistemas de Gestão como uma excelente oportunidade para reduzir custos com o desenvolvimento e manutenção de sistemas separados, ou de inúmeros programas e ações que, na maioria das vezes, se superpõem e acarretam gastos desnecessários.
Hoje em dia, está cada vez mais difícil e dispendioso manter sistemas separados (Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho e Responsabilidade Social), tanto para uma empresa com 35 funcionários como para uma grande multinacional. Além disso, está ficando cada vez mais evidente que não faz muito sentido ter procedimentos similares para os processos de planejamento, treinamento, controle de documentos e dados,aquisição,auditorias, análise crítica..

 

Muito utilizado também, e cada vez mais os softwares em geral tem tendencia a ser nas nuvens, para ser controlado de qualquer computador a qualquer hora, somente estando na internet.

https://www.erpflex.com.br/sistema-de-gestao.php