Redes Sociais
E se as Redes Sociais fossem países?
E se as redes sociais mais populares fossem países? Imaginou como seria o ranking?
A pouco tempo atrás (da data deste artigo) o Facebook anunciou a marca de 500 milhões de usuários registrados.
Então, o site da revista “The Economist” reuniu dados oficiais de diversas fontes e fez o resumo da história (imagem abaixo), transformando redes sociais em países e criando um ranking das maiores “populações”.
Na lista, o Facebook é o terceiro “país” mais populoso, com os tais 500 milhões de usuários, mas ainda atrás de Índia (1,21 bilhão) e China (1,35 bilhão). MySpace ocupa o quinto lugar, com 300 milhões de usuários, logo atrás dos Estados Unidos (310 milhões). Na lanterna, em oitavo lugar, o Twitter aparece com 124 milhões, atrás de Brasil (195 milhões) e Indonésia (232 milhões).
Com seus usuários somados, essas redes sociais ainda ficariam em terceiro lugar, com 924 milhões de pessoas. Se a tendência de crescimento nessas redes se confirmar, elas podem até virar o jogo nessa lista.
Rede Social está no seu termo implícito a que se refere. A dúvida maior é o por que pessoas anti-sociais entram nesta e depois permanecem longos períodos aborrecendo e ditando “ordem” no que ele compreendem como caos digital.
Rede Social é para pessoas que interagem e possua carisma. Se este não é o seu caso contrate alguém com esta capacidade e que possa ser o porta-voz da empresa e venda melhor a imagem, com um mix de marketing ideal do seu ramo de negócio, agregando informação, conceito, atraindo e fidelizando os contatos e clientes virtuais.
Assim você evita que a sua empresa se torne CASE de matérias intituladas “10 sinais de que sua empresa não é adequada para estar em uma mídia social.” Ou “Eu odeio meu cliente.”
O lugar mais louco do planeta e sem limites hoje é a internet. Se Alice no país das maravilhas fosse escrito hoje ela estaria dentro de um mundo virtual. Não há limites nem regras. Algumas regras são de bom senso. O marketing Viral pode tornar mundial uma boa ação na rede ou um escândalo em questão de segundos. Você pode até virar celebridade instantânea. Então relaxa, tenha cuidado e principalmente muito bom humor. As críticas são ótimas para uma analise denominada “espelho”, como o outro está lhe vendo, além de que toda crítica é um presente do cliente para sua empresa. Se algo está errado é importante saber não acha? Sem um bom espírito o melhor é não entrar na internet. Brigar na rede traz inimigos e uma ação na internet ou uma fala, que pode parecer insignificante pode acabar se tornando uma campanha nacional contra o seu negócio. Exemplo do cartão Visa e Wall Mart no twitter que gerou uma campanha contra as empresas. (Sobre este case saiba mais no meu site www.rafamorawski.com.br)
Algumas empresas pensam que basta existir na rede para que seja encontrada e chova pedidos e clientes. Engano não comum, ninguém visita várias vezes um site que não é atualizado. Se eu já sei o que tem lá não preciso ir de novo certo? Esta é a grande diferença de um site de noticias, que a cada minuto tem algo novo a me apresentar.
Criar interesse no seu público, fazer promoções, atrair a atenção constantemente, principalmente se for uma rede social é o diferêncial. É preciso interagir, se comunicar, tornar-se próximo do seu público, e a facilidade que as redes sociais fornecem neste sentido deve ser aproveitada ao máximo. Podemos na interação ouvir o cliente, conhecer hábitos e gostos, questionar, informar e ser informado. Exemplo do twitter, se não fores interagir e quiser apenas postar informações, sinceramente utilize para isto o site, é para isto que ele serve, para uma comunicação unilateral.
Se vai fazer parte das redes sociais, não basta colocar alguém que saiba fuçar. Muita gente manipula o photoshop ou um corel com maestria, daí dizer que é um publicitário ou marketeiro é bem diferente. Dedique-se a montagem do seu perfil de uma vez só. Coloque tudo, dados, fotos, links, descrições e principalmente utilize uma pessoa que saiba compor o mix de marketing para, além de criar adequadamente ao target da empresa também saiba como reter e atrair o público alvo para o relacionamento. Permita que esta pessoa tenha tempo para pesquisas, ler noticias, se atualize sobre redes sociais e para onde estas estão se dirigindo, quais as novidades, tendências, o que está acontecendo no mundo digital? Vai ver que quanto mais informações, maior o poder de munição.
Ei, estamos todos em mídias sociais para melhorar a nossa linha de fundo, mas, você não pode vender para as pessoas a seco. Vender é como fazer sexo, você sai com a pessoa, corteja, é gentil, buscam afinidades que mostre possibilidade de um relacionamento longo e prazeroso, apresenta o ganha-ganha, faz as preliminares e em fim vende, e digo que é capaz de vender muito muitas vezes. A empresa tem que ouvir o que as pessoas querem, em seguida, de posse do maior numero de informações possíveis, analisar e identificar os vazios emocionais, para desenvolver suas estratégias de mercado. “Para vender a Rafael alguma coisa, é preciso saber o que Rafael quer. Para saber o que Rafael quer, é preciso perguntar a Rafael.” Os internautas estão de saco cheio de propagandas frias, as empresas entram nas redes sociais e ficam como em uma sala cheia de gente estranha berrando “Pamonha! Pamonha!”, quando nem imaginam que a maioria pode estar querendo fazer regime. Dialogue e busque a riqueza da informação. Se o Smigol (do Sr. dos anéis) fosse do marketing de redes sociais ele diria que “O precioso” é a informação.
Muitos olham as redes sociais como um jogo de múmeros. Você precisa de 5.000 seguidores no Twitter, Facebook 10.000 fãs e assinantes RSS suficiente para botar banca na concorrência e mostrar um status. Claro, você não sabe por que você precisa deles ou quem são as pessoas que você está procurando atrair. Mas além do número que muitas vezes é sim uma resposta da sua comunicação, o fator principal é a comunicação. Dez mil seguidores que não conhecem seu negócio e nem ligam para suas postagens, não participam, não interagem, é igual a gritar numa sala com dez mil pessoas falando ao mesmo tempo. Podem ouvir seus gritos, mas será que entenderam o que você quis dizer? Um corpo a corpo, saber o nome do seu cliente, o que ele realmente deseja, qual é o seu vazio emocional, falar sua mensagem e ele responder que entendeu é muito mais frutífero, mesmo que seja em apenas um grupo de cem pessoas.
Da mesma forma que é inadimissível um SAC destratar um cliente ou ser agressivo, assim deve se comportar o utilizador dos veículos de redes sociais. Humildade e respeito ampliam e qualificam sua imagem, se não tiver competência e paciência saia fora. Sua imagem será melhor não estando em nenhuma rede social. Não minta, não engane, pois o marketing de vingaça é mais viral do que o de qualificação positia. Exemplo disto foi a campanha Visa e Wallmart no twitter que conquistou o topo do trends topics em uma campanha de vingaça dos usuários por uma falha de swot não intencional.
Twitter é uma ferramenta de mídia social. Então é Facebook. Então é blogar. Isso significa que você precisa ter uma estratégia sobre como você vai usá-los. Uma história que inclui um pouco mais do que "Configurar uma conta de Twitter". Estratégia é usar uma rede com um propósito, objetivo e capacidade. Uma vez ouvi um ditado que dizia: Melhor um feijão com arroz bem feito do que um strogonof horroroso. Entrar em todas para ser visto pode parecer bom, melhor ainda é criar bem feito o relacionamento dentro de cada uma das opções. Se for escolher estar em tudo, alimente todos os veículos constantemente, responda diariamente os recados, publique novidades e noticias com freqüência, mostre que há vida por trás do seu perfil, se possível vida inteligente.
Aprender a gíria de cada mídia social faz grande diferença. Alguém lhe diz que colocou uma hastag da sua empresa no seu twitter, imediatamente você fica preocupado, sem saber o que é isto e sem responder um obrigado, porque você é ignorante da cultura social digital do local que está atuando.Twitadas, scrap, hastag, trends, retweet, link, avatar, palavras como: vc, bj, msm, são culturas das redes e internet importantes de connhecer para uma comunicação eficaz.
Você é o cara, vive dentro da rede, faz pesquisa, é popular, gosta das redes sociais e está em todas, mas sua empresa ou chefe diz que sabe mais do que você (ele é rico, chefe e anda de carrão e vc é um funcionário, mal pago e anda de ônibus) portanto ele acredita que não deve lhe dar ouvidos ou que ele possui um feeling e insiste que faça do modo dele. Você acredita que não está certo, você sabe que não está certo, então você tem duas opções: Avisa como deve ser feito e deixa clara sua posição, mas faz o que ele manda, ou cai fora antes de ganhar uma fama de funcionário que não atinge os objetivos. Porque certamente ele vai chegar a uma conclusão que a idéia dele era ótima mas seu negativismo destruiu tudo ou que você trabalhou de má vontade. Este tipo de perfil nunca pensa estar errado.
Esta é uma lista de redes sociais que possuem verbete na Wikipédia.
Nome | Descrição/Foco | Contador de Membros | Registo | Logotipo |
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Ameba | Portal de relacionamento voltado para o público jovem. | Desconhecido | Aberto | |
Amiguinhos | Rede de amizades e relações amorosas com chat online | 30.000 | Aberto para maiores de 14 anos | |
aSmallWorld | Socialite Europeia | 150.000[1] | Por Convite | |
Bebo | Colégios e Faculdades | 22.000.000[2] | Aberto |
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Beltrano | Fotolog, Comunidades, Eventos, Classificados. | Desconhecido | Aberto | |
Blaving | Rede social da PMovil | 150.00 | Aberto | |
Blip.fm | Rede social com temática musical, onde seus usuários são tratados como DJs. | Desconhecido | Aberto | |
Clubão | Rede social com Chat, fotolog e videolog | Desconhecido | Aberto | |
Colnect | Rede social de Colecionadores do Mundo Inteiro | Aberto | ||
CouchSurfing | Rede social voltado a pessoas que gostam de viajar e que gostam de hospedar viajantes em suas casas. | 871.049 | Aberto | |
Cyworld | Coreia do Sul | 15.000.000[3] | Aberto |
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Dodgeball | Serviço basead em celulares por localização geográfica. | Desconhecido | Aberto | |
Ebah | Rede social de estudantes universitários no Brasil - Compartilhamento de arquivos acadêmicos | 2.000.000 | Aberto |
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Maior rede social do mundo[4][5] | 1 bilhão de usuários ativos[6] | Aberto para maiores de 13 anos |
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Filmow | Rede social com foco em filmes e séries | 115.000 | Aberto | |
Flickr | Compartilhamento de fotografias | 4.000.000 | Aberto |
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Formspring | Rede social focada em perguntas. | Desconhecido | Aberto | |
Foursquare | Rede social e de microblogging com ênfase na geolocalização | 10.000.000 | Aberto | |
Friendica | Rede social descentralizada com ênfase em segurança, privacidade e comunicação com outras redes e serviços | Desconhecido | Aberto |
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Friendster | Geral | 29.100.000 | Aberto | |
Gaia Online | Anime e Jogos | 5.000.000 | Aberto | |
Gazzag | Geral | 8,000,000 | Aberto | |
Google+ | Geral | 250.000.000[7] | Aberto para maiores de 13 anos[8] |
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GoPets | Bichos de estimação virtuais | 400.000 | Aberto | |
Hi5 | Geral | 50.000.000 | Aberto | |
imeem | Instant messaging | Desconhecido | Aberto | |
Kaveris | Rede social para quem fala português. | Desconhecido | Desconhecido | |
Kibop | Rede social para quem fala espanhol e português. | Desconhecido | Desconhecido | |
Last.fm | Rede social voltada para a música. Forte presença brasileira (mais de 30.000 usuários se declaram brasileiros)[carece de fontes]. | 40.000.000 | Aberto |
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Em inglês. É um site para busca de colegas e ex-colegas de profissão. | 8.500.000 | Aberto |
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LiveJournal | Blogging | 10.921.263 | Aberto | |
Mingle | Geral | Desconhecido | Por convite | |
Mixi | Apenas em Japonês. | 5.000.000 | Por Convite | |
MySpace | Geral | 130.000.000[9] | Aberto |
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Netlog | Rede Social voltada para jovens adultos europeus, de idades entre 14 e 24 anos. | 36.000.000 | Aberto | |
Palco Principal | Rede social de música | 100.000 | Aberto | |
Purevolume | Estados Unidos da América | 1.000.000 de redes sociais criadas com a plataforma NING Fonte: Mashable | Aberto | |
Orkut | Afiliado ao Google, rede social com maior número de membros no Brasil [carece de fontes]. | 120.000.000 | Aberto para maiores de 13 anos |
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Par Perfeito | Rede de Relacionamento | Aberto | ||
ShareTheMusic | Plataforma virtual para a troca legal e gratuita de música. | Aberto |
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Skoob | Rede social para leitores. | 420.000[10]. | Aberto |
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Skyscrapercity | Rede Social para discussão de temas | 572.000 | Aberto | |
Sonico | Possui Fórum/Galeria. Site de relacionamento voltado para os povos de língua portuguesa, espanhola e inglesa | 43.660.000 | Aberto | |
Rede social de microblogging | 175.000.000 | Aberto |
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Tumblr | Rede social (Microblogging) | 20.900.000[11]. | Aberto |
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V2V | Rede social que reúne voluntários de acordo com suas afinidades e disposições para agir. | Voluntários | Aberto | |
Wallop | Rede social da Microsoft | Desconhecido | Por convite | |
Windows Live Spaces | Blogging (antigo MSN Spaces) | 30.000.000[12] | Descontinuado | |
YuBliss | Rede social para auto-avaliação através de mitos modernos e histórias | Desconhecido | Aberto | |
Ask.fm | Rede social para perguntas e respostas entre seus usuários. | Desconhecido | Aberto |
10 Utilidades das redes sociais
Nem só para mandar mensagens, reencontrar os amigos e trocar informações servem as redes sociais. O Twitter, Facebook, Google + e outras páginas na internet podem ter muito mais utilidade, dependendo de quem as usa. Selecionamos abaixo dez usos bastante criativos das redes sociais para fins nada comuns.
Depois que as garotas da sala de Mike Stone, 18, não quiseram ir com ele ao baile de formatura, o jovem teve a ideia de chamar atrizes pornôs para serem sua companhia
.1 – Convidar uma atriz pornô para ir ao baile de formatura pelo Twitter
Ele disparou mais de 600 convites no Twitter, até que Megan Piper topou.
2 – Encontrar um doador de rim pelo Facebook
Qual o melhor lugar para encontrar um doador de rim? Para a americana Hanna Craig, a resposta é simples: Facebook. Ela encontrou um doador após postar uma mensagem na rede social e uma amiga se oferecer.
Responder à pergunta “você aceita se casar?” com palavras pode ser antiquado demais para algumas pessoas.
3 – Dizer “Sim” no casamento pelo Twitter
Por isso, o casal turco Celik deu um “pause” no casamento e respondeu à questão do padre com uma mensagem no Twitter, direcionando o tuíte para a pessoa amada.
4 – Criar uma conta falsa no Facebook para flagrar um pedófilo
Quando a americana Julie Myfors descobriu que a filha estava saindo com um suposto pedófilo, ela tentou avisar a menina. Sem sucesso, a mãe criou uma conta no Facebook se passando por uma adolescente e flagrou o acusado.
O jornalista Mayank Sharma teria perdido a memória depois de contrair meningite
.5 – Recuperar a memória pelo Facebook
O nível de amnésia foi tão grande que ele não se lembrava nem de quem era, dos pais e nem do irmão.
Por isso, o rapaz então entrou no Facebook e pediu aos amigos da rede (que ele não reconhecia) que lhe contassem quem ele realmente era.
6 – Fingir ser mulher no Facebook para espionar soldados americanos
De acordo com um relatório do governo australiano, militantes do Talibã estariam se passando por mulheres bonitas no Facebook para conseguir informações dos soldados americanos.
7 – Intimar um acusado de fraude a comparecer ao tribunal pelo Facebook
Sem conseguir convocar um corretor de seguros inglês para depor no tribunal, os promotores britânicos foram autorizados por um juiz da Suprema Corte do Reino Unido a convocar o suspeito pelo Facebook.
Um cachorro foi visto “passeando” dentro dos vagões dos trens da empresa Irish Rail, que administra o sistema ferroviário na Irlanda.
8 – Encontrar um cachorro perdido em pouquíssimo tempo, pelo Twitter
A conta da empresa no Twitter publicou uma mensagem na rede social com a imagem do cachorro. Depois de 500 “retuitadas” e 32 minutos, o conteúdo chegou até o dono animal, que já havia publicado fotos do cachorro na internet, sem resultados.
9 – Devolver ingressos das olimpíadas aos verdadeiros donos pelo Twitter
Um jovem australiano encontrou o bilhete de entrada para um evento olímpico de Londres no valor de cerca de R$ 955. Para encontrar o verdadeiro dono, o australiano postou uma mensagem no Twitter, que foi republicada até chegar ao proprietário original do ticket.
10 – Encontrar bicicletas de U$ 18 mil roubadas, pelo Facebook
A casa de um americano foi roubada e os ladrões levaram as bicicletas profissionais dele, avaliadas em cerca de R$ 36 mil, segundo a vítima. O americano então postou as imagens da bicicleta e pediu que todos ficassem atentos caso alguém tentasse vender os objetos. Algumas horas depois, um usuário do Facebook denunciou ter visto alguém tentando vender os objetos. O ladrão foi preso e os itens recuperados.
Facebook e Twitter ''denunciam'' casos de fraude, roubo e mau comportamento; veja
