CAPITAL INTELECTUAL

 

O CAPITAL INTELECTUAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EMPRESARIAL

 
RESUMO: Os talentos humanos revelam grande capacidade de resultados empresariais, conquistando objetivos sólidos e significantes, contribuindo dessa 
forma com o desenvolvimento da equipe de trabalho e a efetiva sustentabilidade nos negócios. Com essa nova metodologia de trabalho empregada pelas empresas, revela-se o grande interesse na captação de talentos que possam desenvolver seu capital intelectual em ações que representem conquistas empresariais. 
PALAVRAS-CHAVE: Capital intelectual, Conhecimento, Empresa e Funcionários. 
 
ABSTRACT: The human talents show great capacity for companies results, conquering solid and substantial goes contributing to the development of team work, and for the effective sustainability in business. With this new method of working used by the companies, it a great interest is  revealed in abstraction of talents who can develop their intellectual capital into shares representing business achievements. 
KEY WORDS: Intellectual capital, Knowledge, Enterprise and Staff.
 

Introdução 

O talento humano, fator este de grande importância para a sociedade em geral e necessário para o gerenciamento eficiente de qualquer ramo empresarial, 
caracterizado como objeto de utilização  entre as atitudes  praticadas por uma empresa e também na relação com seu  ambiente interno e externo, possui 
fundamentos que despertam o interesse das empresas na análise mais específica de seus colaboradores, com o intuito de assegurar o grau de capacidade contida em cada indivíduo e utilizá-la como estratégias de gestão e diferencial competitivo. Além disso, a empresa deve ficar atenta às diferentes características e ritmos de trabalho de seus profissionais, dando tratamento individualizado a cada um e também saber onde direcioná-los, para que a atuação seja mais proveitosa e desperte motivação e comprometimento na equipe de trabalho, tendo como sustentação, as projeções e aptidões de cada indivíduo. Por essa razão, a empresa possui a principal ferramenta de gestão que irá desenvolver e executar esse conhecimento armazenado em cada 
funcionário, verificando as informações que serão direcionadas à área operacional ou estratégica da empresa e assim, construindo projeções que acrescentem no plano de ação empresarial. 
 
Outro aspecto importante que envolve o contexto econômico e social dentro de uma organização, pelo qual surgem grandes perspectivas e frustrações com 
relação aos funcionários,  onde ainda as empresas buscam resultados rápidos e eficientes e os funcionários visam o reconhecimento constante; a necessidade de uma comunicação honesta e aberta entre empresa e colaboradores se torna fundamental para a absorção dos objetivos pessoais e profissionais, havendo uma integração e fortalecimento da equipe de trabalho, o que conseqüentemente, gera comprometimento e atitudes mais  sinceras entre ambos, ajudando na sustentabilidade do ciclo de produção. As empresas, por sua vez, precisam ordenar todo o conhecimento que produz e depois,  transformar isso em estratégia que determine o diferencial competitivo perante as outras empresas, abrangendo grande parte da rede de relações e vínculos que a organização possui, em busca de competências e resultados. A estratégia de reter informações, hoje, é deixar de expandir-se e por isso, não basta ter informações, é preciso saber selecioná-las e gerenciá-las, para poder agir no momento exato. 
 

Materiais e Métodos 

O capital intelectual é umas das ferramentas mais importantes que uma determinada empresa possui na relação de seus bens intangíveis, ferramenta esta 
que dimensiona o grau de conhecimento,  habilidade e atitude de todos seus colaboradores na prática das atividades laborais. Trata-se, na realidade, das reais virtudes que cada indivíduo possui e apresenta como ferramenta essencial para a utilização como objeto de trabalho. Esse conjunto de elementos que regulam o grau desejável de ação dos colaboradores pela empresa é bastante variável e específico de cada indivíduo, porém, deve ser cultivado e desenvolvido para o alcance dos ideais múltiplos. Dessa forma, quando determinado integrante do processo de produção de uma empresa apresenta baixo nível de capital intelectual e isso atrapalha a eficiência de seu trabalho, surge um ponto evidencial que deve ser trabalhado e levado em consideração, criando mecanismos de correção e ações preventivas que estimulem o desenvolvimento do grau de intelectualidade dos colaboradores da empresa e melhorem as condições envolvidas no processo de produção. Por esse motivo, é de grande  importância que a empresa faça um trabalho conjunto com sua equipe de trabalho, visando a otimização de processos e estimulando a criação de idéias, onde todos possam assegurar o melhor desempenho das atividades e conseqüentemente, melhores resultados. 
 
Segundo DRUCKER (1997), o  nível intelectual presente em cada indivíduo pode ser considerado como o bem intangível mais importante para a empresa e 
também para o ser humano, pois garante a diferenciação da empresa no mercado e a melhor eficiência nos procedimentos  internos, porém, há uma variação bastante acentuada em grande parte desses indivíduos, o que ressalta que em alguns casos, o grau intelectual é mais desenvolvido e  requer mais atenção e, em outros nem tanto, sendo necessário, medidas que estimulem o desenvolvimento do conhecimento intelectual. Isso significa que  a empresa, por se tratar de um órgão que prioriza o diferencial competitivo, desenvolva um trabalho para sustentar essa política e garanta condições mais saudáveis e ambientes mais harmoniosos. A vantagem competitiva para as empresas  que possuem a prestação de serviço do funcionário que apresenta grande capacidade intelectual é imensurável e bastante gratificante, pois este, além de contribuir com sua criatividade, inovação e comprometimento, pode observar oportunidades de negócios, diferenciação de produtos dos concorrentes e até mesmo,  expandir a estrutura da empresa. Tudo isso, faz a empresa criar a possibilidade de assegurar suas atividades com a sustentação do capital intelectual, demonstrando maior segurança para o mercado consumidor a nível de desenvolvimento mais eficiente de suas atividades e promovendo maior satisfação de seus usuários. Além disso, o capital intelectual é uma ferramenta primordial  na obtenção de resultados satisfatórios, visto que os conhecimentos pré-estabelecidos em um indivíduo são uma valiosa fonte de riqueza 
para a empresa, o que acaba se tornando  um agregado relevante e contribuindo para o sucesso de suas atividades, embora em muitos casos, seja necessário o estímulo e a modelação do capital intelectual presente em alguns indivíduos, devido a sua inutilização.  
 
Na questão que trata do investimento  das empresas na área do capital intelectual, como ferramenta que terá  a utilização certa para contribuir com os 
objetivos futuros, em muitos casos,  a percepção que grande parte das empresas possuem é que os investimentos em capital intelectual se tornam fatores de risco, pois esse pode transferir-se de emprego a  qualquer momento e levar consigo o capital empregado em seu conhecimento para fins, até mesmo, de um possível concorrente. Por esta razão e outras subjetivas, a empresa acaba obstruído parte de seu sucesso, que está inserida na capacidade intelectual das pessoas. Nessa visão, STEWART (1998) salienta que quando uma determinada empresa cria um ambiente saudável e repleto de harmonia, as rejeições e indisposições dos funcionários se tornam nulas, pois estes estão envolvidos nos objetivos da empresa e comprometidos com sua missão, não despertando assim, o desejo de novos ambientes de trabalho.  
 
Outro fator importante que deveria ser levado em consideração é o fato das empresas promover um trabalho para  estimular a troca de experiências e 
conhecimentos entre os membros da equipe, e ainda fazer com que os profissionais que são capazes de captar e ampliar seus conhecimentos, seja realmente valorizado, não só necessariamente através de remuneração, mas sim de outros fatores que ajudem e complementem suas necessidades, pois isso implica significativamente em lucro e crescimento para a empresa. Por essa razão, a função que implica à organização é de potencializar este capital, criando condições para que as idéias se desenvolvam e circulem livremente, dispondo de ambiente favoráveis que proporcionem a troca de opiniões e a parceria entre todos da equipe de trabalho. Além disso, a empresa deve  estar sempre atenta às constantes modificações físicas e estruturais, numa postura voltada para o longo prazo, visando a criação e manutenção de relacionamento com clientes e fornecedores, utilizandose de argumentos éticos e responsáveis. 
 

Capital Intelectual e seu Diferencial Competitivo

O capital intelectual presente em uma determinada empresa pode ser um objeto de grande importância para o desenvolvimento estrutural e mercadológico, 

baseado nas fundamentações que podem servir de influência de pessoas e também modificar perspectivas anteriormente desejáveis pela empresa. Dessa forma, podemos salientar que o capital de caráter intelectual pode se um fator decisivo da empresa na diferenciação entre seus concorrentes. Por isso, ainda que existam outros capitais que possam destacar a empresa entre organismos de mercado, o capital intelectual vem a ser o mais eficiente e decisivo. Por esse motivo, podemos evidenciar o caso das máquinas e outros equipamentos, que a cada momento desvalorizam-se enfrentam rejeições significativas e além disso, a imensidade de concorrentes também possuem esse capital. Ao passo que o conhecimento humano, o capital intelectual, só tende a valorizar e por essa razão, o mais importante não é o capital, não é a terra e nem a mão-de-obra, mas sim o conhecimento.  Para maior sustentabilidade na abrangência e importância do capital intelectual, destacamos:
 
“Quando o mercado de ações avalia empresas em três, quatro ou 
dez vezes mais que o valor contábil de seus ativos, está contando 
uma verdade simples, porém profunda: os ativos físicos de uma 
empresa baseada no conhecimento contribuem muito menos para o 
valor de seu produto ou serviço final, do que os ativos intangíveis – 
os talentos de seus funcionários, a eficácia de seus sistemas 
gerenciais, o caráter de seus relacionamentos com os clientes – que 
juntos, constituem seu capital intelectual”. (STEWART, 1998 p.51)
 
O profissional dos tempos atuais, além de possuir o conhecimento, talento e saber trabalhar com as tecnologias da informação e da comunicação, isto é, 
analisando dados e informações e comunicando-se intensivamente com os membros de sua equipe, num trabalho cooperativo, necessita também de constantes aperfeiçoamentos em suas decisões, pois as atitudes mantidas sempre em uma só linha de pensamento, podem simplificar as  alternativas em somente uma visão, desabilitando a possibilidade de abrangências múltiplas e criação de novos resultados positivos.
 

3. Resultados e Conclusões 

Tendo como fator determinante em uma empresa, o capital intelectual vem a ser um dos principais aliados da diferenciação entre uma e mais empresas na 
situação mercadológica que se encontram, pois é caracterizado pela sua real importância e praticidade, construindo objetivos sólidos e sustentáveis para a 
empresa. Ainda, é um instrumento de gestão bem eficiente, porém imensurável, o que revela a extrema significância em tê-lo, pois não é algo que pode ser 
penhorado, hipotecado ou até mesmo, alvo de sanções falimentares, permanecendo inalterado, independentemente de qualquer atitude tomada.
 
CERTO, Samuel C. e PETER, Paul J. Administração estratégica: Planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Makron Books, 1993. 
DRUCKER, Peter F. Fator humano e desempenho. São Paulo: Pioneira, 3ª edição 1997. 
KUNSCH, Margarida Maria Krohling.  Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003. 
STEWART, Thomas A.  Capital intelectual. Rio de Janeiro: Campos, 3ª Edição. 1998.  
 

 

Quando falamos em capital intelectual  falamos em conhecimento, mas não qualquer tipo de conhecimento, ele tem de ser útil à empresa. Por exemplo, um empregado pode ser um ótimo pianista, contudo esta destreza não tem utilidade para o negócio onde trabalha.

 

O conhecimento não se torna capital até o momento em que é capturado e empacotado de maneira que possa ser usado ou alavancado para o bem da companhia. Um funcionário pode ter uma ideia brilhante de como melhorar a produção. Esta ideia é feito tocar piano, se a ideia permanece apenas em sua cabeça.

Converter uma ideia em um pacote utilizável é fácil; esta ideia pode ser escrita e entregue como sugestão ao gerente. Contudo, boa parte do capital intelectual é inexpressável, é conhecimento tácito. Exemplo disto é a experiência e a esperteza adquiridas, durante anos, por um vendedor. Como é possível empacotar e alavancar este tipo de conhecimento?

Par que o conhecimento implícito seja valioso para a empresa, deve tornar-se explícito, ou seja, deve expressar-se de tal maneira que possa ser examinado, melhorado e compartido. O primeiro passo do processo é saber onde é que o conhecimento deve ser buscado.

O capital intelectual de uma empresa é encontrado em três lugares:

Capital humano: o conhecimento de indivíduos que criam soluções para os clientes. Exemplo: o funcionário cuja sugestão agrega ganhos à empresa.

Capital estrutural: os sistemas que foram requeridos para compartir e transportar o conhecimento, feito sistemas ou laboratórios de informação. Ele é necessário para alavancar o poder mental dos funcionários, e, assim, a empresa poderá usá-lo.

Capital clientelar: as relações que criam e mantêm com seus clientes. Seu prestígio e suas marcas são exemplo deste tipo de capital.

Para obter sucesso é necessário que os três capitais estejam presentes e interajam. Por exemplo, uma boa ideia (humano) sem os meios para comunicá-la (estrutural) não chega muito longe. Por outro lado, uma boa relação com os clientes pode desaparecer quando o recurso humano não está atualizado com a tecnologia.


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