Marketing Interno

Marketing interno está relacionado as ações de treinamento ou qualificação dos colaboradores (funcionários) da empresa visando um melhor serviço para o cliente (consumidor). Marketing interno, devido ao nome, é usualmente confundido com endomarketing mesmo sendo conceitos diferentes.

 

Marketing e a Gestão Recursos Humanos

O marketing apresenta-se como um conjunto de ações que visam responder às necessidades dos clientes, tendo por função estar atento ao meio, respondendo com ações que satisfaçam os seus clientes. As pessoas nas organizações, são hoje consideradas um investimento estratégico fundamental. Isto porque para, além de executar tarefas necessárias ao desenvolvimento das actividades que permitem gerar a oferta de produtos ou serviços que a organização apresenta ao mercado, as pessoas nas organizações refazem, criam e recriam processos, implementam novas formas de execução, inventam novas soluções, inovam. Neste sentido, as pessoas nas organizações são o elemento distintivo que incute identidade e diferenciação a cada organização, posicionando-a no mercado de forma exclusiva. A gestão dos recursos humanos deixa de se centrar apenas no interior da organização e ganha nova dimensão ap assumir os defeitos propiciados pela envolvente externa (ameaças e oportunidades) como fatores determinantes na sua prática - e este é o principio do marketing.


 

Factores criticos de sucesso na Gestão de pessoas

A gestão de recursos humanos tem de gerir os colaboradores da empresa integrando de forma harmoniosa as suas expectativas individuais e as necessidades organizacionais, de acordo com as imposições do meio envolvente. a gestão de marketing interno deverá, com base no acompanhamento da realidade do seu mercado interno, caracterizar-se por:

  • Promover uma gestão de cultura que garanta um compromisso forte com o projecto da empresa
  • Desenvolver a apetência dos colaboradores pela mudança
  • Controlar o stress dentro da organização
  • Adequar a sua estrutura organizacional às exigências do mercado
  • Operacionalizar a estrutura da função dos recursos humanos
  • Analisar as funções e definir os perfis de competências
  • Recrutar e seleccionar os clientes internos de forma eficaz
  • desenvolver sistemas de avaliação de desempenho equitativos
  • Efectuar o planeamento dos recursos humanos e respectiva gestão de carreiras
  • Gerir sistemas de recompensas adequado
  • Possibilitar a formação para o desempenho do cargo e para o desenvolvimento dos seus clientes internos
  • Garantir uma boa gestão da comunicação interna

 

O Marketing Interno e a motivação: conceitos que se complementam 

 

Conforme Brum (2003) o marketing interno é todo um processo realizado na empresa que vai desde a seleção, motivação, treinamento; que são as condições necessárias ao desenvolvimento do trabalho, estímulos; benefícios, planos de carreira, até a construção e manutenção da comunicação interna, de modo a disseminar os valores e objetivos da organização, ouvir sugestões e reclamações e não apenas vender idéias e formas de trabalhar. 

Para o autor a comunicação é uma oportunidade de ir ao encontro a mente do colaborador, é através dessa comunicação que se consegue o entendimento, a coordenação, e a cooperação que possibilitam o crescimento e desenvolvimento das organizações. No final desse processo, o marketing interno é como o funcionário percebe a empresa, sua gestão, e a forma como ela está organizada.
Para Gade (2003, p.85) motivação é “(...) um estado ativado que gera comportamento direcionado”.

A partir dessa reflexão, podemos dizer que cada colaborador possui interesses, ou seja, necessidades e desejos internos ou externos, fisiológicos ou psicológicos que são diferentes, pois as pessoas não fazem as mesmas coisas pelas mesmas razões e através de estímulos esses indivíduos se tornam motivados, se empenha em atividades até alcançar um determinado objetivo. 

Conforme a autora os responsáveis por empresas geralmente solicitam para o quadro de funcionários, pessoas motivadas, como se isso fosse possível, esquecem que não é uma qualidade permanente do indivíduo e que as pessoas possuem comportamento motivacional diferentes.
Conforme Bergamini (2006) nas organizações existem orientações para determinados grupos de pessoas, para incentivá-las a seguir um direcionamento em busca da satisfação motivacional, mas os indivíduos são diferentes e alguns podem achar difícil aceitar e compreender esse direcionamento, pois o seu estilo motivacional também é diferente, logo se faz necessárias campanhas motivacionais, mas levando-se em conta as situações que irão motivar cada indivíduo.

 

Referências

LINDON D., LENDREVIE J., LÉVY J., DIONÍSIO P., RODRIGUES J., Mercator XXI, Teoria e prática do Marketing, 10.ª edição, Dom Quixote, Lisboa, 2004

TÓFANI, Flávio. Marketing Interno ou Endomarketing. Ago. 2007. Disponível em: Acesso em: 5 set. 2008.

VILHENA, João Baptista. Ajudando a área de RH a fazer marketing. Disponível em: Acesso em: 7 set. 2008.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998. 725 p.


KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 750 p.

MENSHHEIN, Rafael Maurício. Marketing Interno. Março. 2007. Disponível em: Acesso em: 8 set. 2008


https://www.slideshare.net/joseguilhermemarques/plano-de-marketing-interno-inforsoma