REGRAS DIVISAS
Se você é um proprietário ou cliente de uma agência de cobrança, é importante que você saiba as regras que a regem para proteger seus direitos. Embora cada estado possa ter regras adicionais que protegem o consumidor e a agência de cobrança, as aqui mencionadas são regras básicas que são seguidas por todos os estados. Veja como entender as diretrizes para agências de cobrança de dívidas.
- Há um determinado período de tempo na qual os cobradores podem contactar o devedor sobre a dívida. Você pode ser contactado entre as 08:00 e 21:00. Se a chamada for feita fora do horário, assim como num horário que você disse ser inconvenientes, esta é uma violação desta regra.
- Uso de linguagem chula, palavrões, ou qualquer forma de abuso verbal por parte das agências de cobrança é estritamente proibida. Eles não estão autorizados a ameaçá-lo de qualquer maneira, verbal ou física. Incluso nisto está a ameaça de divulgar sua dívida ou informar seu superior sobre as dívidas que você tem e que podem ameaçar o emprego ou empregos que você tem.
- A agência não pode abrir uma ação legal num lugar que não seja perto da casa do credor. Cada caso deve ser apresentado em seu estado. Você não é obrigado a viajar para outro lugar para responder a um caso contra você em relação à sua dívida. Há exceções para isso, como quando você abre uma conta num estado e transfere para outro estado depois.
- A lei diz que a agência de cobrança não pode contatar qualquer terceiro em relação à dívida sem seu consentimento. Em alguns casos onde as informações de contato não existem, a agência de crédito pode fazer um telefonema para encontrar o devedor, mas eles não estão autorizados a divulgar que estão ligando por causa de uma dívida.
- Antes de discutir sobre a dívida ou cobrança de taxas, a agência deve se identificar como sendo do serviço de cobrança e fornecer informações a respeito do porque do contato. Uma identificação explícita e o propósito da chamada devem ser explicados. A agência de crédito deve se identificar como cobradora de dívidas e de outras cobranças, como uma cobrança médica. Toda vez que houver uma comunicação, seja escrita ou verbal, ela deve incluir o processo de identificação. Qualquer informação obtida durante a comunicação é para essa única finalidade.
- A agência de cobrança deve verificar sua dívida mediante solicitação. Você pode solicitar a prova da dívida que você tem incorrido. As agências são obrigadas a fornecer o nome do credor, endereço e número de telefone, incluindo as especificidades da dívida. Um máximo de 30 dias é dado para a agência para responder à solicitação de prova da dívida.
Estar em dívida ou cobrando uma dívida é uma grande dor de cabeça, mas conhecer as leis de cobrança pode ajudar. Deve-se tentar administrar o crédito a fim de sobreviver a esta situação. Existem várias maneiras de se fazer isso, diversos softwares estão disponíveis para ajudá-lo com isso. Mas tenha cuidado na escolha já que há golpes por aí que podem piorar a situação.