Como fomentar um ambiente de trabalho livre de drogas

Por que um empregador quer uma força de trabalho sóbria e saudável? É fácil: aumentar a rentabilidade. Maior retenção. Atmosfera (e pessoal) mais alegre. Também porque você realmente se preocupa com seus funcionários.

Lembre-se que você está sempre em busca de métodos para reduzir a sua responsabilidade e reduzir o risco... e promover um ambiente de trabalho livre de drogas pode ajudá-lo a alcançar esse objetivo. Aqui estão algumas dicas importantes dos profissionais:

 

  • Crie um bom exemplo. A melhor forma de incentivar uma força de trabalho limpa e sóbria é liderar pelo exemplo de estilo de vida. Não use drogas ilícitas, não abuse de remédios, e não beba álcool excessivamente ou regularmente. Viva um estilo de vida saudável coma nutritivamente, exercite-se diariamente, e adote uma atitude positiva. Como o "patrão", seja você for o proprietário ou um gerente, lembre-se que todos os olhares estão sobre você. E no caso de você achar que ninguém sabe o que você faz depois do trabalho, lembre-se da definição de "integridade:" Fazer a coisa certa quando ninguém está olhando.
  • Não encoraje saídas para beber depois do horário e festas (como uma reunião no bar para beber depois do trabalho). Não promova eventos relacionados com o álcool - acredite ou não, tudo bem se divertir, ficar animado, e ser social, sem álcool! Escolha NÃO servir álcool nos eventos da empresa (por exemplo, em piqueniques e festas). Limitar o número de bebidas por pessoa não é eficaz, uma vez que gente sabe como dar a volta nas regras. Você pode eliminar todas as bebidas alcoólicas? Não, é claro que as pessoas podem esgueirar-se na sua própria bebida, mas não te faz se tornar a fonte da responsabilidade.
  • Esteja alerta para comportamento suspeito. Ao invés de tentar micro gerenciar ou depender de punição, a consciência é a sua melhor aliada. Olhe para os padrões de ausência e cansaço, cochilos durante as reuniões, ou dormir no trabalho. Cite o desempenho insatisfatório no trabalho, tais como tarefas incompletas ou falta de contribuições no trabalho em equipe. Demonstre uma atitude de portas abertas, trazendo preocupações gerais em um ambiente de equipe e comportamentos específicos, em um encontro um-a-um.
  • Documente as suas políticas e procedimentos. Para entender a diferença, uma política é uma declaração de posicionamento, enquanto que os procedimentos são passo-a-passo sobre instruções "como fazer". Documente os dois por escrito e coloque em uma pasta, garantindo que a pasta seja facilmente acessível aos trabalhadores. Se a sua empresa mantém políticas on-line, certifique-se de adicionar as informações do seu "ambiente de trabalho livre de drogas" também. Quando você contratar novos funcionários, treine-os em suas políticas, e periodicamente como um grupo posteriormente. Dica: Antes de postar suas políticas e procedimentos, faça o seu advogado revisar seus documentos e aprová-los.
  • Poste sinais em relação a sua política. Alguns sinais de observância podem ser encomendados online. Publique seus sinais em locais conspícuos. Eles precisam ter um cunho positivo, não negativo. Por exemplo, todos os benefícios de permanecer livres das drogas, e não apenas as penalidades. Ao lidar com os empregados, sempre assumir o melhor deles (a inocência), mas esteja preparado para o pior (culpa). É por isso que você precisa dos seus procedimentos por escrito.
  • Considere um Programa de Assistência ao Empregado. Eles oferecem aconselhamento pessoal e de questões relacionadas com o trabalho em um ambiente confidencial para seus empregados. É uma boa maneira de investir em seus funcionários e mostrar que você se importa com eles como pessoas. No entanto, não confunda o Programa de Assistência com um plano de filiação jurídica ou de um serviço jurídico pré-pago. Apesar de ambos serem importantes para os empregados, eles servem dois objetivos completamente diferentes.
  • Faça com que os empregados comprem a idéia. A melhor maneira de fazer com que toda mundo apóie a sua idéia é mostrar a eles que o interesse é todo deles. Mostre como um ambiente de trabalho livre de drogas os beneficia individualmente. Uma boa idéia é trazer o tópico em um encontro pessoal, e pedir aos funcionários para obter sugestões sobre a forma de promover um trabalho livre de drogas. Deve ser um tópico que você aborde positivamente, com uma atitude de "como podemos conseguir este objetivo, em conjunto?" Caso contrário, eles vão vê-lo como "nós contra eles" e vão dessintonizá-lo.
  • Considere teste de drogas. O que isso traz: envia uma forte mensagem aos trabalhadores, apresenta uma imagem favorável para o púbico, e define o tom para nenhum tolerância. Contudo, não dependa de testes de drogas, pois os empregados conhecem métodos artificiais para "Passar" nos testes, que são facilmente encontrados na Internet. Se decidir implementar testes obrigatórios, não discrimine, teste todos igualmente. Sua política deve incluir testes (A) mediante contratação ou (B) acontece regularmente. Você vai testar aleatoriamente ou em uma base regular? Atenção: Esteja ciente dos usuários de "maconha médica" que podem ser protegidos como "deficientes". Por favor, consulte seu advogado para lidar com leis de usos medicinais de maconha no seu estado.
  • Conheça as leis de Recursos Humanos do seu estado. Tenha um plano em vigor, incluindo contratação, demissão, e uma ação disciplinar. A última coisa que queremos fazer é ser acusado de discriminação, ou uma queixa apresentada com o Departamento de Habitação e de Emprego. Então não se esqueça de usar os formulários apropriados, tais como os disponíveis em sites de emprego, como o GoSmallBiz.
  • Contrate o seu advogado em retenção. Ao consultar o seu advogado com freqüência, você pode ajudar a reduzir o risco, diminuir a responsabilidade, e minimizar a sua exposição à ações judiciais. Lembre-se, se você operar um negócio, você automaticamente tem o risco da responsabilidade, e pode facilmente tornar-se alvo de ações judiciais. Se você não conhece um bom advogado em sua área, ou se a taxa de retenção está fora do seu orçamento, considere a contratação de um plano jurídico pré-pago exclusivamente para empresas.

 


Talvez você não possa fazer todas as etapas anteriores agora, mas fazer algo de positivo é melhor do que ignorar isso e não fazer nada. Seja pró-ativo e coloque um plano em prática agora, não espere por uma crise. Quando você é pró-ativo e se prepara com antecedência, você ganha o respeito de seus clientes, da sua equipe, e de si mesmo. Parabéns!